3 passos para manter você e sua gestão sempre atualizados
01/02/2021 19:02:00
Aprenda como manter você e sua gestão a par das atualidades.

Atualmente, nosso país é o terceiro maior exportador agrícola do planeta. E para chegar a essa posição, os métodos usados na administração rural precisaram evoluir muito.
Com isso em mente e levando em consideração o constante desenvolvimento de novas formas de fazer a gestão da fazenda, você, como gestor, precisa se manter atualizado.
É preciso desmistificar a ideia de que se as coisas estão funcionando bem, não existe a necessidade de melhorar.
Esse é o tipo de pensamento que aos poucos vai fazendo com que seus métodos se tornem antiquados e pouco efetivos.
E isso gera mais gastos e menos ganhos, o oposto do que gostaríamos. Portanto, o conteúdo de hoje vai abordar maneiras de manter você e sua gestão a par das atualidades.
Continue lendo para conferir!
1. Notícias
É importante que você separe de 30 minutos a 1 hora do seu dia para ler notícias específicas sobre o agronegócio e não somente sobre o seu setor de produção.
Isso porque diariamente acontecem mudanças nas bolsas de valores (internacionais e nacionais). Ou seja, na cotação de tudo que é importado e exportado.
E nessa categoria estão incluídos tanto o produto final, quanto os implementos como defensivos agrícolas e até sementes.
Além disso, é preciso estar atento às mudanças climáticas que afetam diretamente o solo e sua produtividade.
Não esquecendo, também, de novidades tecnológicas sobre equipamentos como sensores, maquinários no geral, irrigação, novos tipos de semente, entre outros.
Claramente, o volume de informações que é divulgado todos os dias é alto e por essa razão é preciso que este hábito faça parte da sua rotina.
Para ajudar você, separamos alguns sites interessantes para essa finalidade:
2. Tecnologia
Sim, vamos falar sobre tecnologia mais uma vez!
É importante entender que o conceito de tecnologia não se restringe a automações e equipamentos de última geração.
O uso de sementes transgênicas, por exemplo, já é uma aplicação da tecnologia no campo. Então, quando trazemos o assunto, existe uma variedade de perspectivas a serem trabalhadas.
A chegada mais ativa da internet nas fazendas é um ponto muito importante a ser discutido, já que não faz muito tempo que aconteceu.
LEIA TAMBÉM: o que considerar ao escolher uma revenda para sua produção
Dispositivos móveis, como celulares e tablets, internet banda larga, redes de telefonia móvel, máquinas conectadas, tudo isso permite acesso remoto aos softwares e dados que se integram à sua gestão.
Veja alguns exemplos de aplicativos e softwares que podem ser usados na sua gestão:
- Agritempo (aplicativo) – Sistema de Monitoramento agrometeorológico da Embrapa que além de informar a situação climática atual, apoia o desenvolvimento das recomendações do Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (ZARC).
- Detector de Pragas (aplicativo) - Desenvolvido pelo departamento de pesquisa da UFMS de Ponta Porã, funciona a partir da captura de imagens da folha que são comparadas com o banco de dados do aplicativo.
- FieldNet (aplicativo) – ferramenta que gerencia equipamentos e monitora a irrigação, também disponibiliza uma visualização através de mapas para melhor interação.
- QGIS (software) – permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados, possibilitando a criação de mapas com várias camadas de informações dos seus talhões, bem como quantificar tamanho e gastos operacionais com insumos em cada pedaço da lavoura.
- PAMnutri – Desenvolvido aqui pela Agrichem para diagnóstico de solos para uma nutrição inteligente.
3. Cursos
Continuar estudando é outro fator que influencia de forma muito positiva a evolução da sua lavoura e gestão.
Para esse passo, separamos 3 cursos que ajudarão a melhorar diferentes aspectos da sua administração.
Curso gratuito do Sebrae em formato on-line que foca na melhoria da gestão com foco na aplicação de ferramentas de controle financeiro.
Dedicado às áreas de finanças, custos, processos e estratégias o curso de cinco módulos totaliza 8 horas de conteúdo e pode ser finalizado em até 15 dias
Esse curso é dedicado aos profissionais que já têm uma graduação superior completa. É focado em técnicas de planejamento, implantação, execução e avaliação de projetos pecuários
Essa pós-graduação tem o objetivo de ensinar você a incluir em seu planejamento organizacional atitudes sustentáveis.
Tem duração de 10 meses e vai abordar assuntos desde o papel social das organizações até a rentabilidade dos investimentos sustentáveis.
A FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), oferece cursos em diferentes linhas de ação para ampliar e melhorar as competências dos profissionais da área.
Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Agrichem e compartilhe com os colegas!
← Voltar