Conheça a força do agronegócio
16/03/2022 15:03:00
O agronegócio é um setor poderoso da economia mundial. Neste artigo, você ficará por dentro da dimensão dessa força

O Brasil é uma potência mundial do agronegócio, um mercado produtivo, competitivo, que gera renda e alimenta o mundo todo. Nosso país compete diretamente com as grandes economias do mundo como Estados Unidos, China e Índia, e no decorrer da última década, assumiu posições de liderança em diversos cultivos, tanto na produção agrícola, quanto nas exportações.
Os grandes protagonistas dessas conquistas são os nossos agricultores e pecuaristas, que enfrentam condições adversas, uma série de regulamentações e exigências, mas se mantêm firmes, buscando inovação, produtividade e novas práticas de manejo, colocando o nosso país em uma posição de honra no cenário mundial.
Para que possamos compreender a dimensão do agronegócio no Brasil e no mundo, compilamos uma série de informações e dados que lhe mostrarão a força desse setor.
Poder do agro no Brasil
No Brasil, o agronegócio é responsável por 26,6% do PIB nacional, movimentando quase 2 trilhões de reais, 68% por conta da agricultura e 32% por conta da pecuária. Em termos de valor de safra colhida, a soja é a grande líder, movimentando 169,1 bilhões de reais. Já no peso da colheita, quem está à frente é a cana-de-açúcar, com mais de 650 milhões de toneladas por ano.
Somos o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, atrás da China e dos Estados Unidos, e o segundo maior exportador agro, perdendo somente para os americanos. Em relação ao mercado externo, o agronegócio foi responsável por 48% das nossas exportações, irrigando nossa economia com capital externo, em um superávit de 87 bilhões de dólares.
O agro nos Estados Unidos
Os Estados Unidos são os grandes líderes da pecuária no mundo, tanto em relação à produção de carne bovina quanto à produção de carne de frango. Em 2020, os americanos produziram 12,4 milhões de toneladas de carne bovina, enquanto o Brasil, como segundo colocado mundial, produziu 10,1 milhões de toneladas. O que chama a atenção é que para alcançar esse número, eles precisaram de um efetivo bovino de 93,8 milhões de cabeças de gado, enquanto o Brasil precisou de 214,9 milhões, mostrando uma eficiência muito maior.
Além da pecuária, os norte-americanos são líderes da produção mundial de milho e vice-líderes na produção de soja e leite de vaca. Além disso, são pioneiros em muitas práticas de manejo e em muitas tecnologias para o agronegócio.
O mercado agro chinês
Por mais que a China não esteja à frente de todos os rankings relativos à produtividade, ela é o maior mercado consumidor do agronegócio do mundo. Em 2020, a China comprou mais de 100 milhões de toneladas de soja e 2,1 milhões de toneladas de carne bovina. Em relação à soja, foram compradas 64,2 milhões de toneladas de soja brasileira e 25,9 milhões de toneladas de soja norte-americana. Na carne bovina, 40% foram compradas do Brasil, 23% da Argentina e 11% do Uruguai.
A China é líder mundial na produção de arroz e trigo, vice-líder na produção de milho e amplamente o maior produtor de carne suína do mundo, com mais de 40% do rebanho mundial e com um cenário próspero para atingir, nos próximos anos, 50% da produção mundial.
Outros mercados importantes
A Índia é atualmente um dos mercados mais promissores para o agronegócio. Mesmo que o país passe por crises políticas e estruturais em relação ao agro, a tendência é que futuramente a nação indiana seja um dos grandes consumidores e produtores mundiais. Os indianos são vice-líderes mundiais na produção de arroz e de cana-de-açúcar, e terceiros colocados no ranking do trigo e do leite de vaca.
A União Europeia tem seu protagonismo na produção de leite de vaca, com ampla vantagem em relação ao segundo colocado da liderança mundial, e brigando de perto com a China pelo posto número 1 de produtor mundial de trigo. Na pecuária, eles ficam em terceiro na produção de carne bovina, com destaques para as produções da Alemanha e da França. Para finalizar, uma menção honrosa para a produção de trigo da Rússia, que foi de 84 milhões de toneladas na temporada 2020-2021.
Produção mundial de grãos
O mercado mundial de grãos é gigante, o milho, o trigo, o arroz e a soja movimentam a economia de diversos países. Para entendermos a realidade mundial da produção de cereais, preparamos alguns rankings para ilustrar a atualidade do cenário internacional.
Ranking de cereais mais produzidos no mundo:
Milho - 1.117 milhões de toneladas
Trigo - 775 milhões de toneladas
Arroz - 501 milhões de toneladas
Soja - 362 milhões de toneladas
Ranking da produção mundial de milho (2020-2021)
Estados Unidos - 360 milhões de toneladas
China - 260 milhões de toneladas
Brasil - 86 milhões de toneladas
União Europeia - 64 milhões de toneladas
Argentina - 50 milhões de toneladas
Produção Mundial - 1.117 milhões de toneladas
Fonte: Farmnews
Ranking da produção mundial de trigo (2020-2021)
China - 136 milhões de toneladas
União Europeia - 135,8 milhões de toneladas
Índia - 107,6 milhões de toneladas
Rússia - 84 milhões de toneladas
Estados Unidos - 49,7 milhões de toneladas
Produção Mundial - 775 milhões de toneladas
Fonte: Conab (Companhia Nacional de Abastecimento)
Ranking da produção mundial de arroz (2020-2021)
China - 147 milhões de toneladas
Índia - 120 milhões de toneladas
Bangladesh - 35,3 milhões de toneladas
Indonésia - 34,9 milhões de toneladas
Vietnã - 27 milhões de toneladas
Produção Mundial - 501 milhões de toneladas
Fonte: BNB
Ranking da produção mundial de soja (2020-2021)
Brasil - 135 milhões de toneladas
Estados Unidos - 112 milhões de toneladas
Argentina - 45 milhões de toneladas
China - 19,6 milhões de toneladas
Paraguai - 9 milhões de toneladas
Produção Mundial - 362 milhões de toneladas
Fonte: Conab (Companhia Nacional de Abastecimento)
Nas duas últimas décadas, nos períodos entre 2000 e 2020, o Brasil teve um crescimento de 210% na produção de grãos, muito acima do crescimento mundial que foi de 60%. Essa realidade promissora se deve principalmente ao plantio de soja e milho em nosso país, duas culturas muito poderosas para a agricultura brasileira.
Projeção da Conab para a produção brasileira (2021-2022)
Soja - 140,7 milhões de toneladas
Milho - 116,3 milhões de toneladas
Arroz - 11,6 milhões de toneladas
Trigo - 8,2 milhões de toneladas
Feijão - 2,9 milhões de toneladas
Cenário mundial da cana-de-açúcar
A cana-de-açúcar é uma das culturas mais importantes da agricultura mundial, não somente por seu uso alimentar, mas também por servir de matéria-prima para o etanol, combustível renovável alternativo ao petróleo.
O Brasil é o grande protagonista mundial do cultivo de cana-de-açúcar, líder não somente como produtor, mas também como exportador. A produção de cana no Brasil chegou a 654 milhões de toneladas e a de açúcar a 42 milhões de toneladas, o que nos coloca no posto de maior produtor mundial.
Ranking da produção mundial de açúcar (2020-2021)*
Brasil - 42 milhões de toneladas
Índia - 33,7 milhões de toneladas
União Europeia - 15,4 milhões de toneladas
China - 10,6 milhões de toneladas
Tailândia - 7,6 milhões de toneladas
Produção Mundial - 180,1 milhões de toneladas
Fonte: USDA
*Alguns dados do ranking são relativos à produções híbridas, tanto de açúcar de cana, quanto açúcar de beterraba.
Cenário mundial do algodão
O algodão brasileiro é líder mundial de produtividade sem irrigação. Mais de 90% do nosso cultivo depende apenas da chuva para se desenvolver. O algodão sustentável do Brasil é referência mundial em consciência e controle de origem.
Ranking da produção mundial de algodão (2020-2021)
Índia - 6 milhões de toneladas
China - 5,9 milhões de toneladas
Estados Unidos - 3,1 milhões de toneladas
Brasil - 2,4 milhões de toneladas
Uzbequistão - 1 milhão de toneladas
Produção Mundial - 24,1 milhões de toneladas
Fonte: ICAC
Cenário mundial da pecuária
O Brasil tem o maior rebanho bovino do mundo com mais de 200 milhões de cabeças de gado. O atual desafio da pecuária bovina brasileira é crescer em produtividade e se tornar o maior produtor de carne bovina do mundo. Potencial não falta, agora, basta crescer em práticas de manejo e assumir a liderança mundial do setor.
Ranking da produção mundial de carne bovina (2020-2021)
Estados Unidos - 12,4 milhões de toneladas
Brasil - 10,1 milhões de toneladas
União Europeia - 7,7 milhões de toneladas
China - 6,7 milhões de toneladas
Argentina - 3,1 milhões de toneladas
Produção Mundial - 61,5 milhões de toneladas
Fonte: Farmnews
O Brasil alcançou o posto de maior exportador mundial de carne de frango em 2020, com 4,3 milhões de toneladas, deixando os Estados Unidos na segunda colocação. Foram 6,6 bilhões de dólares que entraram em nosso país através dessas exportações. No cenário mundial da produção, o nosso país ainda é o terceiro maior produtor.
Ranking da produção mundial de carne de frango (2020)
Estados Unidos - 20,1 milhões de toneladas
China - 15,8 milhões de toneladas
Brasil - 14 milhões de toneladas
União Europeia - 12,6 milhões de toneladas
Índia - 4,9 milhões de toneladas
Produção Mundial - 13,4 milhões de toneladas
Fonte: Farmnews
A pecuária leiteira no Brasil é forte, porém, o setor sente a necessidade de atualizar as práticas de manejo, a fim de alcançar os padrões internacionais de produção. Somente 20% dos produtores estão atualizados, produzindo 80% do nosso leite. Acredita-se que se houver um empenho tecnológico no setor, a pecuária leiteira do Brasil tem potencial para se tornar, em pouco tempo, a quarta maior do planeta.
Ranking da produção mundial de leite de vaca (2020)
União Europeia - 156 milhões de toneladas
Estados Unidos - 100 milhões de toneladas
Índia - 94 milhões de toneladas
China - 33 milhões de toneladas
Rússia - 31 milhões de toneladas
Brasil - 25 milhões de toneladas
Produção Mundial - 532 milhões de toneladas
Fonte: Farmnews
Cenário mundial da celulose e papel
O setor florestal brasileiro vem crescendo ano após ano, consolidando o nosso país como o segundo maior produtor mundial de papel e celulose e a perspectiva para os próximos anos é de crescimento. No plantio de eucaliptos, os líderes nacionais são os estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, já no cultivo de pinus, o Paraná é o maior produtor.
Ranking da produção mundial de celulose e papel (2019)
Estados Unidos - 52,1 milhões de toneladas
Brasil - 19,7 milhões de toneladas
Canadá - 16,8 milhões de toneladas
China - 14,9 milhões de toneladas
Suécia - 12,1 milhões de toneladas
Produção Mundial - 13,4 milhões de toneladas
Fonte: IBA
Cenário mundial da laranja
Outra cultura que o Brasil lidera na agricultura internacional é a laranja, produzindo mais do que o dobro que a China, a segunda colocada do mundo, contabilizando mais de 30% da produção mundial.
Ranking da produção mundial de laranja (2019-2020)
Brasil - 15,9 milhões de toneladas
China - 7,5 milhões de toneladas
União Europeia - 6,5 milhões de toneladas
Estados Unidos - 4,2 milhões de toneladas
México - 4 milhões de toneladas
Produção Mundial - 48,6 milhões de toneladas
Fonte: USDA
Produção mundial de café
O Brasil é tradicionalmente a grande referência da produção mundial de café, o grande líder do cenário internacional. O café está presente na vida dos brasileiros, sendo um item muito importante do consumo cotidiano da população.
Ranking da produção mundial de café (2020-2021)
Brasil - 4,2 milhões de toneladas (69.900 mil sacas de 60 kg)
Vietnã - 1,8 milhão de toneladas (29.900 mil sacas de 60 kg)
Colômbia - 0,86 milhão de toneladas (14.300 mil sacas de 60 kg)
Indonésia - 0,64 milhão de toneladas (10.700 mil sacas de 60 kg)
Etiópia - 0,45 milhão de toneladas (7.600 mil sacas de 60 kg)
Fonte: USDA
Acreditamos no potencial brasileiro
A Agrichem acredita no poder do agronegócio e também no potencial brasileiro de crescer e se consolidar como o grande produtor e exportador mundial. Nosso trabalho é oferecer produtividade e rentabilidade para o agricultor, através de soluções de última geração e tecnologias de nível internacional.
Acompanhe nosso Blog e fique por dentro de toda realidade econômica do agro no Brasil e no mundo. Se precisar de uma ajuda específica, entre em contato com a gente e solicite um atendimento.
Fonte Geral: Conab (Companhia Nacional de Abastecimento)
← Voltar