Tudo que você precisa para ter a maior safra de soja da sua vida
13/11/2020 18:11:00
A safra 2020/2021 deve chegar a 133,6 milhões de toneladas. Por isso, preparamos um verdadeiro manual para que você aumente seus lucros com sua lavoura.

Este tem sido um ano marcado por inúmeras transformações. A começar pela pandemia da COVID-19. Mas uma vai ficar bem-guardada na memória do produtor de soja brasileiro e que, aliás, é muito bem-vinda.
É que a safra 2020/2021 por aqui deve chegar à incrível marca de 133,6 milhões de toneladas, um recorde para o País que já é o maior exportador de soja em grãos do mundo.
Esse levantamento é da CONAB. Ele prevê também uma alta na produtividade média da safra, de 56,31 sacas por hectare em 2019/2020 para 58,81 sacas em 2020/2021.
Por isso, preparamos um verdadeiro manual para que você aproveite este mercado e aumente seus lucros com sua lavoura de soja.
Continue lendo e confira como ter a maior (lavoura ou safra) de soja da sua vida!
Agora que você tem ideia da dimensão da próxima safra pode tomar nota de algumas dicas que vão beneficiar a produção na sua propriedade.
Portanto, para facilitar sua leitura, vamos separar este texto do Blog em blocos nos quais as dicas de ouro serão divididas em:
- Gestão e administração rural
- Planejamento
- Tecnologia
Gestão e administração: essenciais para colher resultados
Tanto o produtor quanto o consultor do plantio de soja sabem que o agronegócio desempenha um papel muito importante para a economia nacional.
Dessa forma, dizer aqui que investir na gestão operacional da lavoura (como escolher uma boa plantadeira, por exemplo) seria chover no molhado.
O aspecto em que muitos acabam pecando é na falta de cuidados importantes com a administração da propriedade em si, focando esforços só na gestão, sendo que há diferenças nos dois conceitos:
A Gestão agrícola é ligada a questões operacionais, aquelas realizadas na fazenda, e que por envolverem planejamento apenas se relacionam com a administração da propriedade.
Já a Administração Rural reúne atividades que ajudam o produtor a tomar decisões sobre sua empresa agrícola, visando resultados e rentabilidade no negócio.
Por isso, nossa dica é que você não olhe apenas para o preço da saca de soja da sua propriedade, mas tenha visão ampla e empresarial sobre ela.
Observe fatores como comercialização da produção, os aspectos ambientais e sua concorrência para se preparar para um mercado cada vez mais moderno e globalizado.
Afinal, ele sempre oscila em relação a valores dos insumos e custos de produção.
Assim, a partir dessas variáveis e de questões estruturais da fazenda (como tamanho, tipo de exploração e volume de negócios), você terá base para montar um planejamento estratégico.
E é justamente esse o nosso próximo tópico em questão. Vamos ver?
Planejamento para elevar os lucros com o cultivo de soja
Como o período correto de semeadura varia de acordo com cada região e/ou microrregiões do País, o ideal é que o planejamento seja feito com antecedência.
Mas, geralmente, especialistas orientam que os produtores devem começar a programar a semeadura da lavoura desse grão já na entressafra.
Isso porque, caso as lavouras não sejam semeadas na época ideal, provavelmente não alcançarão um potencial produtivo necessário para dar lucros.
E é claro que há variáveis que fogem ao controle, por exemplo, o atraso ou excesso de chuvas.
No entanto, há outras como o dimensionamento das máquinas agrícolas e a compra de insumos para as quais você pode (e deve) se planejar estrategicamente para não ver seus lucros escoarem pelo ralo.
Veja alguns cuidados na implantação e condução da lavoura de soja, segundo a Embrapa Soja:
- Fique atento às condições climáticas
A faixa de temperatura ideal para semeadura é de 25ºC, podendo variar entre 20ºC e 30ºC. Preste atenção nisso para evitar problemas com déficit e replantios.
- Mantenha a qualidade na semeadura
Observe constantemente a época e a profundidade da semeadura (de 3 a 5 centímetros), e o tratamento de sementes e a qualidade.
Também é importante se atentar à população de plantas adequadas, compatibilidade dos produtos químicos, posição semente/adubo e controle de plantas daninhas.
- Cuidados com as pragas e doenças
Faça sempre o Monitoramento Integrado de Pragas (MIP) e o Monitoramento Integrado de Doenças (MID), da semeadura à fase reprodutiva, principalmente por causa da helicoverpa e da ferrugem asiática.
- Não menos importante é o acompanhamento técnico na lavoura
Dificilmente um plantio de soja alcançará altos níveis de produtividade sem o acompanhamento de um consultor ou engenheiro agrônomo.
Isso se dá pelo conhecimento e suporte que vêm desses profissionais na tomada de uma decisão.
Portanto, aqui ressaltamos que é sempre bom seguir as recomendações técnicas como, por exemplo, aplicações de produtos, análise de temperatura, doses, umidade, entre outros.
E agora, já chegando ao fim deste guia prático, você vai entender a importância da Tecnologia e da Análise de Solo na rentabilidade com esse grão.
Lavouras cada vez mais techs e lucros ainda melhores
Antes, a atividade agrícola, não apenas no que se refere à soja, era mesmo só de colocar a mão na terra.
Agora, com a já famosa Agricultura de Precisão – ou Agricultura 4.0- o cenário mudou. E sua produção de soja precisa fazer parte dela.
Atualmente, os avanços da agricultura de precisão não estão apenas melhorando o crescimento, alimentação, colheita e distribuição da safra para os produtores.
Com o uso de potentes smartphones, telemetria e outras tecnologias como a Inteligência Artificial, eles agora aumentam os rendimentos, reduzem custos e expandem resultados.
Só para você ter uma ideia do quanto a tecnologia é importante para o campo, danos à safra devido ao clima podem ser reduzidos em até 25% por meio de equipamentos de previsão do tempo e técnicas de precisão.
Outra grande sacada para você tomar nota e aplicar é a análise dos nutrientes do solo.
Aliás, ela se insere perfeitamente nesse contexto de otimizar custos e vender mais.
Seu objetivo é diagnosticar as deficiências nos solos e indicar as correções necessárias.
Através de dados precisos gerados a partir de amostras de solo é feito um diagnóstico que mostra ao produtor quais são as deficiências, em quais quantidades, e qual o melhor momento de se fazer a reposição de nutrientes.
Com isso, o produtor não se onera desnecessariamente com o uso de fertilizantes, por exemplo, mas investe o que gastaria nisso em outros aspectos da propriedade.
O equilíbrio nutricional reduzirá custos e você poderá trabalhará com margens de lucratividade maiores, garantindo uma lavoura de soja muito maior e rentável.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do blog de hoje. Compartilhe com sua equipe e, se ficou alguma dúvida, entre em contato com a Agrichem!
← Voltar